5 DICAS SENSACIONAIS SOBRE FLUXO DE CAIXA PARA PEQUENAS EMPRESAS

A DIFERENÇA ENTRE GUARDA UNILATERAL E GUARDA COMPARTILHADA
11/05/2018
#julhosemplastico
19/07/2018

5 DICAS SENSACIONAIS SOBRE FLUXO DE CAIXA PARA PEQUENAS EMPRESAS

O fluxo de caixa é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde de uma pequena empresa. Existe um ditado corporativo que diz: “a receita é vaidade, o fluxo de caixa é sanidade, mas o dinheiro é rei”. Isso quer dizer que ter grandes entradas de receitas provenientes de vendas parece sensacional, porém, o foco mais importante para uma pequena empresa deve o seu fluxo de caixa.

Muitas empresas continuam a operar no curto ou médio prazo, ainda que estejam tendo algum prejuízo. Isto será possível se, por exemplo, conseguirem negociar melhor os prazos de pagamentos com os credores e assim terem dinheiro suficiente para pagar os custos variáveis. Todavia, não haverá longevidade corporativa para uma empresa que não possua caixa suficiente para atender às suas demandas do dia a dia.

Por isso, nesta matéria preparamos 5 dicas sensacionais sobre fluxo de caixa para as pequenas empresas conseguirem manter uma saúde financeira estável e suas operações em pleno vapor rumo à um caminho de sucesso e prosperidade.

  1. Defina metas de fluxo de caixa

Uma maneira de organizar o controle financeiro de uma pequena empresa é preparando e mantendo uma previsão de fluxo de caixa. Isso pode e deve ser atualizado semanalmente, para assim, fornecer uma perspectiva precisa para os próximos seis a 12 meses.

Definir metas de fluxo de caixa é uma excelente maneira de garantir que é dada a atenção necessária para a sustentabilidade financeira da empresa e fornece um nível de satisfação e de propriedade para futuros investidores e credores.

  1. Definir formas de pagamento claras e objetivas

Estabelecer condições claras e objetivas sobre as formas de pagamento de seus recebíveis é uma condição crucial para a organização do seu fluxo de caixa.

“Se você iniciar sua pequena empresa, sem saber quais são as formas de pagamento de seus produtos, será muito difícil saber quando você será pago por cada venda efetuada. Se você não sabe quando um cliente está inadimplente, como você vai gerenciar seu fluxo de caixa?”

Um bom negócio para as pequenas empresas é sempre definir sua forma de pagamento em ato + 30 dias. Você precisa pagar os salários de seus funcionários em 30 dias e muitas vezes os seus fornecedores também, por isso seus clientes também precisam te pagar no mesmo prazo.

  1. Faturamento rápido é essencial

Alguns fatores que influenciam na estabilidade do fluxo de caixa estão nas mãos da própria empresa, incluindo quando faturar os clientes.

Um exemplo: Se deve faturar um projeto no início dos trabalhos ou somente quando os mesmos estiverem concluídos?

Pense bem! Se você estabelecer que o faturamento será duas semanas após a conclusão do projeto, então, é óbvio que você terá que esperar mais duas semanas antes que o dinheiro entre em sua conta bancária. Serão praticamente 30 dias para você receber os valores do projeto. Qual o impacto que isto irá gerar em seu fluxo de caixa?

Faturar 50% no início do projeto e mais 50% na conclusão, pode ser uma das melhores opções para fortalecer a saúde financeira de sua pequena empresa.

  1. Crie métodos de pagamento fáceis para seus clientes

Quanto mais você facilitar a vida de seus clientes, mais rápido você receberá o que lhe é devido. Evite pagamentos em cheque, por exemplo, pois isso resultará em atrasos antes que o dinheiro entre em sua conta bancária. Os métodos de pagamentos online podem ser uma ótima opção.

  1. Use a tecnologia para gerenciar o fluxo de caixa

A tecnologia pode tornar muito mais fácil o gerenciamento do fluxo de caixa de uma pequena empresa.  Um sistema de gestão financeira baseado na nuvem pode ser a maior economia de tempo para seu negócio, permitindo que seus gestores trabalhem de forma mais eficiente, ganhem tempo e mantenham um melhor monitoramento de suas movimentações financeiras.

Isto te dará, não apenas a flexibilidade de onde você poderá acompanhar suas contas, mas também removerá o preocupante aborrecimento de fazer backup de todos esses dados diariamente. Você poderá acompanhar todas as suas movimentações financeiras através do seu laptop, tablet ou celular  e manter-se atualizado em tempo real sobre a situação financeira de sua empresa, inclusive durante suas viagens.

Pense nisso e muito sucesso ao empreender com sua Empresa!

Até a próxima!

Prèzzo – Contabilidade e Consultoria Empresarial

Tel: + 55 21 2117-1974 | + 55 21 96441-1321

www.prezzocontabil.com.br/prezzocontabil

– Paulo Oliveira –

CEO da Prèzzo Contabilidade e

Gestão Empresarial

×