A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL DURANTE UMA PANDEMIA GLOBAL

Vírus, suor e cerveja… Afinal… A pandemia acabou ou não?…
21/12/2020
ASSOCIAÇÃO RECANTO DO RECREIO: OS PRIMEIROS 6 MESES DE NOVA GESTÃO
21/12/2020

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL DURANTE UMA PANDEMIA GLOBAL

A pandemia do Covid-19 nos pegou de surpresa, se espalhou rapidamente pelo mundo, mudou nossos hábitos sociais e, principalmente, nossos hábitos de consumo. Essa mudança de hábitos do consumidor foi catastrófica para vários setores da economia, mas também trouxe grandes oportunidades de renovação e mais do que isso: novas maneiras de se fazer negócios.
A grande oportunidade da pandemia foi o marketing digital! O investimento em estratégias online, que antes era algo incipiente ou até mesmo postergado em algumas empresas, acabou sendo a tábua de salvação para muitos negócios! Durante a pandemia, uma população ansiosa por informação e isolada socialmente precisou buscar na internet, os fornecedores apropriados para atender, primeiramente, às suas demandas emergenciais comprando através de aplicativos e sites diversos. Isso abriu as portas para muitos ainda satisfazerem aquelas “demandas esquecidas”.
Paralelamente, uma ampla gama de empresas correu para atender o seu consumidor e trabalhou para aumentar sua presença online. E… Deu ‘match’! Empresas que antes focavam o seu fornecimento somente no setor corporativo, tiveram que se reinventar para atender outro tipo de público e demanda que era o de pessoas físicas isoladas em suas residências, e com a maior variedade de sentimentos.

Tanto as lojas físicas quanto as que já estavam online fizeram tudo o que era possível para gerar mais negócios. O espaço virtual apresentou novas formas de atender aos consumidores. Novos produtos ou pelo menos, outras formas de apresentação foram criados resultando em novas fontes de receita. Estima-se que os estabelecimentos comerciais que entraram para o mundo online durante a pandemia de 2020 tiveram um aumento de 17% no seu ticket médio, segundo uma pesquisa da Visa Consulting & Analytics.
Para acompanhar esse novo hábito de consumo é importante que o empresário aproveite a oportunidade para entender como este cliente virtual procura, e principalmente como gasta na internet. Por isso, conhecer o seu público é fundamental para saber como ofertar seus produtos e serviços online. Segundo o portal especializado e-commerce Brasil, 86% dos brasileiros que tem acesso à internet, efetuaram compras online durante a pandemia.

O pesadelo do Covid-19 ainda não está perto de terminar e, sendo assim, os efeitos da pandemia ainda irão perdurar por mais algum tempo. Na verdade, acredita-se que a forma de se consumir nunca mais será a mesma e, as empresas que quiserem vencer ao efeito do Coronavírus, devem investir em estratégias de marketing digital, e se concentrar em fortalecer as relações com os consumidores. Para tanto, será preciso manter a constância da presença digital em um nível de atividade mais alto, que anteriormente ao da pandemia, levando um conteúdo de grande valor para o cliente. O resultado será a construção da fidelidade do cliente e, consequentemente, um lucro de longo prazo.

– Jackie Thompson –
A Girafa Digital
Consultoria de Marketing Digital
alogirafa@gmail.com
21 97355-7466

×