Ki-Tempero: o frango assado diferente. Conheça a sua história e o seu sabor!
18/12/2019
Recreio: Segurança Presente!
13/02/2020

Câncer de próstata. Previna-se

Apesar de termos um mês dedicado à conscientização sobre o Câncer de Próstata a preocupação com a prevenção e cuidado deve durar o ano inteiro. Por isso a necessidade de sempre se informar e repassar a informação para amigos e familiares, para um tratamento eficaz nos casos de suspeita e acompanhamento da saúde do homem.

A próstata é uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga, evolvendo a parte superior da Uretra. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

O que é o câncer de próstata?

É o mais frequente entre os homens, embora comum muitos homens não conversam sobre o assunto por medo ou vergonha. Durante toda a vida as células se reproduzem substituindo as mais velhas pelas mais novas e em alguns casos ocorre o crescimento descontrolado formando tumores podendo ser benigna ou maligna.

O câncer de próstata normalmente é lento, mas em alguns casos cresce rapidamente e se  espalha para outros órgãos (metástase).

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver esse tipo de câncer como a idade, histórico familiar e obesidade.

Sinais e sintomas:

  • dificuldade de urinar
  • sangue na urina
  • fluxo urinário fraco ou interrompido
  • micção frequente
  • disfunção erétil

Diagnóstico

  • Exame de toque retal
  • Exame de PSA – é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata (Antígeno prostático específico). O nível elevado dessa proteína pode significar câncer ou doenças prostáticas benignas.
  • Biópsia – exame confirmatório onde são retirados pequenos fragmentos prostáticos e são analisados em laboratório.

Todo homem a partir dos 50 anos deve analisar os exames de rotina e procurar o seu médico urologista. Em caso de parentes de 1º grau de CA prostático, os exames devem ser realizados a partir dos 40 anos de idade.

 

– Dra Eulalia Cristina Dantas –

Farmaceutica Bioquimica / Sócia Diretora

– Dr. Fernando Leyendecker –

Clínico Geral e Intensivista / Sócio Diretor

Unidade Recreio: Av. Miguel Antônio Fernandes,1.333

Salas 503/505 – Ala B – Recreio dos Bandeirantes

Unidade Tijuca: Rua Bom Pastor, 41 – Tijuca

Central de Atendimento: (21) 2391-8662 / (21) 3500-8483 /

(21) 3557-7390 / (21) 99954-8622

www.laudmed.com.br

×