Manutenção periódica de veículos: 10 itens para verificar em seu carro!
08/02/2018

Interlagos 24 horas

‘Templo’ do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos começa 2018 dotada de iluminação em toda a extensão da pista, de 4.309 m, e a partir deste ano reúne totais condições de receber eventos do esporte a motor também à noite. A novidade foi anunciada na sexta-feira, dia 12, pela SPTURIS, a autarquia municipal e responsável pela administração do referido autódromo.

A novidade vem na esteira da indefinição sobre o processo de privatização de Interlagos, uma das prioridades da administração do prefeito João Doria. Em teoria, o sistema de iluminação possibilita um maior número de eventos no autódromo e, consequentemente, uma maior arrecadação por parte da prefeitura. O que, também teoricamente, traz um potencial para trazer mais interessados na aquisição do complexo.

Ao todo, foram instaladas 21 torres ao longo do circuito, com uma distância de aproximadamente 200 m separando cada uma delas. Cada torre tem 9 m de altura, enquanto as lâmpadas utilizadas têm 140 mil lumens, o que significa um poder real de iluminação de 150 metros lineares. As lâmpadas são flexíveis e articuláveis, o que permite um direcionamento da luz conforme o evento a ser realizado.

Os primeiros testes foram feitos na última quarta-feira e contaram com a presença de dirigentes, pilotos, diretores de prova e outros profissionais que militam no esporte a motor. E o resultado foi aprovado com louvor.

 

Um dos presentes aos testes de iluminação foi o diretor de corridas Carlos Montagner, que também é presidente do Conselho Técnico Desportivo da CBA, a Confederação Brasileira de Automobilismo. –
“Ficou excelente, muito bom mesmo. Podemos ter alguns ajustes normais de direcionamento das lâmpadas, mas o que foi colocado aqui é suficiente para fazer uma competição. Um serviço muito bem feito e vai vingar, com toda a certeza” – afirmou o dirigente.

 

David Baroni, presidente da SPTURIS, entende que a capacidade de Interlagos receber eventos ligados ao esporte a motor vai aumentar de forma bastante considerável com a instalação do novo sistema de iluminação. – “O calendário de Interlagos é muito disputado. Recebemos mais pedidos de reservas de datas do que conseguimos atender. Agora poderemos receber muitos outros eventos e quase dobrar nossa capacidade”, comentou.

Sérgio Berti, diretor de provas da CBA, também aprovou o novo sistema e destacou a segurança que Interlagos vai reunir para uma corrida à noite com a iluminação à disposição neste ano.

“Esta implantação ficou muito melhor do que a minha expectativa. Eu já tinha feito uma prova que usou um tipo de torre de luminária um tempo atrás, mas não atendia tão bem. E eu, como diretor de provas, preciso ter muita clareza na hora de fazer um resgate”, salientou.

“Preciso de uma iluminação muito mais voltada para a área de escape do que propriamente para a pista, já que os carros correm com os faróis ligados. Mas ela não só atendeu essa expectativa, como ela também está iluminando a pista, a ponto de ficar mais fácil até para o piloto que está com um tipo de farol mais deficiente. Ficou bem legal” – aprovou Berti. Já o piloto Leandro Melo, que disputa competições de motovelocidade, também gostou do que viu. “A iniciativa é muito bacana porque hoje, na correria do dia a dia, falta treino e muitas vezes o trabalho não deixa para a gente tempo hábil para praticar o que a gente mais gosta; que é esse esporte. Ter uma alternativa é o que faltava” – comemorou.

No fim do ano, durante o fim de semana da etapa decisiva da modalidade Stock Car, Rodrigo Mathias, diretor da Vicar e chefão dessa principal categoria do automobilismo brasileiro, revelou no Paddock GP que trabalha com a possiblidade da realização de corridas noturnas num futuro próximo.

Theo G Fox

Fonte: MSN

×