Letícia Colin faz sucesso como a Imperatriz Leopoldina

Letícia Colin faz sucesso como a Imperatriz Leopoldina

A atriz aparece em cena, na novela Novo Mundo praticamente sem maquiagem e com enchimento para parecer mais gorda

Há poucos dias, enquanto andava pelo Leblon, a atriz Letícia Colin, 27 anos, foi interpelada por uma senhora: “Nossa, você é a moça da novela? É tão jovem e lá aparece tão acabadinha!”. Na mesma semana, em um shopping, ouviu duas amigas cochichando: “É ela”, afirmou uma. “Claro que não, é totalmente diferente da televisão”, retrucou a outra. Curiosamente, no momento em que Letícia rouba a cena na TV, no papel da princesa Leopoldina em Novo Mundo, a trama das 18 horas da TV Globo, o público se espanta ao reencontrá-la fora das telas. Tal fenômeno, entretanto, apenas reforça seu talento e a excelência de sua interpretação. Sem um pingo de maquiagem, com olheiras em profusão e enchimentos espalhados pelo corpo, os quais a transformam em uma jovem matrona, Letícia vem hipnotizando os espectadores com seu sofrimento e seu carisma. “Já tinha ouvido colegas falar de personagens que caíram no gosto do público e eram amados. Tenho consciência de que vivo esse momento, e quero honrar a história dessa mulher incrível”, avalia Letícia.

Para interpretar Leopoldina (1797-1826), arquiduquesa da Áustria que viria a se tornar imperatriz do Brasil, a atriz mergulhou na história. Para construir a personagem de educação refinada criada em Schöenbrunn, um dos palácios mais deslumbrantes da Europa, e que deixou seu país natal depois de se casar por procuração com o futuro imperador dom Pedro I, leu livros sobre a monarquia e viu filmes de época. Também encasquetou a ideia de dar à personagem um sotaque alemão irrepreensível. Com o auxílio de vídeos na internet, treinou a pronúncia, elogiada até por falantes nativos da língua de Goethe. Perfeccionista, chegou a comprar um piano para aprender a tocar o instrumento, um hábito da soberana. Na caracterização da princesa, que ficou grávida (nove vezes em nove anos!), ela estava disposta a abrir mão da silhueta esguia — tem 57 quilos e 1,66 metros de altura. Passou vinte dias devorando massas, doces e frituras em abundância. Em lugar de engordar, ganhou um problema estomacal.

Na atual fase da novela, quando a imperatriz submerge no sofrimento com a perda de um filho e as traições do marido, a força da atriz se torna ainda mais evidente. “A Letícia estava pronta para ser protagonista, e ficamos muito felizes de lhe ter dado a oportunidade”, diz Alessandro Marson, um dos autores de Novo Mundo. – Testamos outras atrizes para o papel, mas vimos nela doçura, jovialidade e também força e realeza que nos arrebataram – acrescenta a parceira de texto, Thereza Falcão.

Fontes: Sofia Cerqueira | Equipe Veja Rio

×