Manutenção periódica de veículos: 10 itens para verificar em seu carro!

Interlagos 24 horas
15/01/2018

Manutenção periódica de veículos: 10 itens para verificar em seu carro!

Seu carro te leva com segurança para todos os lugares que você quer ir, mas como toda a máquina, exige que você cuide bem dela, mantendo um bom funcionamento. Cuidar do seu carro é extremamente importante para chegar sempre ao seu destino em completa segurança. Algumas coisas precisam ser feitas em toda revisão, para evitar possíveis problemas mecânicos ou elétricos (e até estéticos). Tudo isso se chama manutenção preventiva, isto é, a manutenção que é voltada a prevenir problemas no veículo, e não apenas corrigi-los.

Itens de manutenção preventiva automotiva: óleo do motor! O óleo em seu carro mantém tudo funcionando perfeitamente, e não pode funcionar sem o nível adequado de óleo. Verifique o nível de óleo você mesmo e facilmente: puxe a vareta e veja onde o nível do óleo se encontra. Estando baixo, complete e leve o seu carro para uma mudança de óleo de acordo, sempre com a especificação do fabricante do carro, aumentando assim, a durabilidade do motor. Veja a cor do óleo para saber se ele está queimando, ou se há partículas sólidas de desgaste excessivo do motor, misturado ao óleo. Se houver espumas brancas, pare imediatamente e reboque-o até o seu mecânico. É sinal de mistura de água, vindo do motor, ocasionado por junta queimada. Verifique sempre por vazamentos, embaixo do carro, pois os retentores podem estar gastos e, vazando…

Checklist de revisão veicular: pressão e estado dos pneus. Os pneus inflados de forma inadequada podem causar rupturas que levam a acidentes. Eles também podem deixá-lo parado na beira da estrada. Além disso, o nível errado pressão nos pneus afeta a sua eficiência de consumo de combustível. Verifique regularmente a pressão dos pneus com base na temperatura exterior. Verifique a pressão certa para seu modelo. Examine também, o estado dos aros, para identificar possíveis problemas, antes que eles saiam do controle, causando vibração.

Manutenção preventiva de carros: freios! Não espere sair um som estridente dos seus pneus para saber que é hora de trocar seu disco de freio ou suas pastilhas. Tenha os freios verificados regularmente por um profissional para manter o seu carro seguro, verificando inclusive, o fluído de freio. Se você tem sistema ABS, verifique o sistema eletrônico e se todos os componentes e sensores estão em perfeito funcionamento.

O fluido da direção hidráulica na manutenção: Se você já dirigiu um carro sem direção hidráulica, então você sabe como é importante verificar este fluido. Sem ele, a sua direção hidráulica pode falhar, tornando mais difícil controlar o carro. Em alguns modelos, dá até para completar e fazer a troca por conta própria, mas deixe isso por conta de um profissional, com o equipamento adequado.

Verifique o alinhamento do veículo: Se o alinhamento está ficando ruim, coloque isso como uma manutenção preventiva. Tenha o alinhamento ajustado conforme necessário para garantir que o seu carro reaja da maneira que você precisa.

Itens de revisão de veículos: líquido de arrefecimento: Certifique-se de que o líquido de arrefecimento do radiador esteja no nível correto e na proporção correta entre ele e a água. É necessário porque a água pura no sistema vai corroer as partes metálicas e provocar vazamentos, além de resultar em superaquecimento.

Arranhões e rachaduras na pintura do veículo: Pode parecer coisa boba, e isso não influencia tanto na segurança do veículo. Porém, são problemas que caminham  para uma ferrugem, deixando a lataria do veículo exposta. Encontre uma solução, pois evitará que o problema se propague e agrave.

Verificação do filtro de ar e do ar condicionado: Um filtro de ar obstruído irá custar mais consumo de combustível, e é ruim para o motor. Custa muito pouco substituí-lo conforme necessário. Verifique também o filtro do ar condicionado, pois você pode enviar com um cheiro bem ruim para a cabine do veículo.

Sua transmissão falha durante a condução? Certifique-se de que o fluido de transmissão está sempre em um bom nível e é trocado periodicamente, garantindo um melhor desempenho e dirigibilidade do veículo.

Sistema elétrico e luzes do veículo: Luzes não funcionando corretamente é perigoso! Certifiquem-se de verificar as setas e o “pisca alerta”, as luzes de freio, de ré e, claro, os seus faróis regularmente. Embora seja provável que você detecte um farol desregulado, pode facilmente não perceber uma lanterna traseira queimada ou quebrada. Mantenha o seu veículo em boas condições de funcionamento para mantê-lo seguro e sob o seu controle. Não é preciso uma quantidade enorme de tempo para verificar essas funções, e você pode economizar dinheiro, combustível e até mesmo vidas, em longo prazo.

 

Fonte: Carro de Garagem
Edição: Theo G Fox

×