Bullying: meninos sofrem mais…
28/08/2017
CONTRAN aprova carteira de habilitação digital
28/08/2017

Quem tem medo de falar em público?

Você sabia que falar em público é o maior medo da humanidade? Ele está na frente até mesmo do medo da morte. Mas por que será que as pessoas têm tanto medo de falar bem em público? Existem muitos fatores pra isso acontecer, mas um dos primeiros é que somos desencorajados, desde muito novos, a falar na frente de outras pessoas. Quando chegamos à idade em que isso se torna obrigação, como nos trabalhos de escola, nos escondemos e deixamos que aquelas pessoas mais “cara de pau” assumam esse papel. Nisso, as pessoas que já estão predispostas a falar bem em público são as que mais treinam e todos os outros seguem atrás, sentindo-se seguro na sombra dos oradores. Esse mesmo cenário vai se repetindo na vida adulta.

Os que têm maior afinidade para falar de frente pra uma plateia são os que continuam se destacando, enquanto aqueles que não querem aprender como falar bem em público continua na sombra. Eu sempre fui apaixonado por comunicação. Desde muito novo, sempre fui aquele menino que fazia todas as apresentações de trabalho no colégio. Na faculdade, também não foi diferente… E o mesmo aconteceu na vida profissional. Sempre me destaquei por falar em público.

Por isso, hoje, eu separei 10 dicas rápidas para você falar bem em público e se destacar em todos os pontos da vida.

#01 Falar bem em público é treino!

Ninguém nasce muito bom em falar em público. Assim como ninguém nasce bom em tocar violão, ser engenheiro ou psicólogo. Tudo isso, nós aprendemos através de um bom treino. Se você deseja falar bem em público, precisa dedicar muitas horas da sua vida a treinar. Você pode treinar suas palestras sozinho, em frente a um espelho, gravando a si mesmo para corrigir os erros e, até mesmo, com uma plateia de amigos. Eu já faço palestras sobre vendas há mais de uma década e, ainda assim, repasso toda minha palestra mentalmente um dia antes de me apresentar. Às vezes, peço para amigos, família etc., assistir o que estou falando. Mas um ponto importante é que você precisa de pessoas que sejam sinceras para dar um feedback verdadeiro.


#02 Postura também é comunicação:

Muitas vezes, temos ideia de que falar bem em público é, simplesmente, ter uma boa oratória, mas sua postura, gestos e feições são importantes para o que está dizendo. Ledo engano! Nosso corpo fala – e muito -, nós precisamos aprender como usar essa comunicação para sermos ainda mais impactantes para o público. Uma postura muito dura, por exemplo, pode transmitir tensão. É preciso treinar muito bem sua fala junto das posturas, feições e gestos que fará durante a apresentação.

 

#03 Ser o mais natural possível:

Sabe quando liga a câmera e você já dá aquela limpada na garganta e uma empossada na voz? É exatamente isso que você deve parar de fazer… Consegue entender isso?

Para falar bem em público, você precisa buscar ser o mais natural possível. Manter as suas principais características de fala, como os sotaques, é importante para isso. É claro que você deve ter um potencial de voz forte e bastante dedicação para ser um bom comunicador, mas isso não deve anular suas principais características. Mantenha-se original usando as técnicas corretas para falar bem em público.

 

#04 Use a mesma linguagem do público

Você precisa manter as suas características e ser a pessoa mais importante quando está falando em público, mas nunca pode se esquecer de que a plateia precisa entender o que você está dizendo.

Vamos supor que você esteja fazendo uma apresentação sobre investimentos financeiros de renda fixa para uma palestra que seja extremamente leiga no assunto. As pessoas entenderão os termos técnicos que você usa? É óbvio que não. É importante saber simplificar o discurso para as pessoas que estão te assistindo entendam o conteúdo que está sendo transmitido.

O burro complica. O sábio simplifica!

#05 Saiba quem está te ouvindo:

A comunicação não é apenas falar, como eu já disse antes. E também não é feita apenas por uma pessoa. Simplificando ao máximo a Teoria da Comunicação, esse processo depende de Emissor, Mensagem e Receptor. Ou seja, quem está recebendo sua mensagem é parte tão importante quanto você e sua mensagem. Quanto mais você conhecer essas pessoas, mais você conseguirá falar bem em público e melhores resultados a sua mensagem terá na vida dessas pessoas.

 

 

#06 Não seja só sorrisos

Uma das dicas para falar bem em público mais ouvidas é “seja bem-humorado”, mas será que uma pessoa falando 100% feliz é uma pessoa que sabe falar bem em público?…

Pois é. Então… Vamos imaginar um dos grandes comunicadores da televisão brasileira… Quantas vezes você já viu o Datena feliz? Eu não lembro uma… Isso porque ele está falando sobre coisas tristes. Será que ele passaria a mesma emoção falando com um sorriso nos lábios? É preciso dosar os momentos de alegria, tensão, emoção, tristeza etc. de acordo com o que está falando.

 

#07 Mas seja bem-humorado!

Calma! Eu não estou me contradizendo… He! He! Você não pode ser apenas sorriso, mas isso não significa que você não deva ser bem-humorado. É preciso balancear bem as emoções.

Normalmente, as palestras são motivadoras e trazem novas perspectivas para a vida das pessoas. E você deve trazer isso com uma alegria. Com muito treino – voltando à primeira dica -, você conseguirá ser uma pessoa bem-humorada falando em público, sem deixar as outras emoções de lado.

 

#08 Usem os recursos a seu favor…

Recursos são todas aquelas coisas que você utiliza para potencializar a sua apresentação. Microfone, slides, dinâmicas, apostilas etc… Algumas pesquisas mostram que maior parte do conteúdo de uma palestra pode ser esquecida alguns dias depois, porém também mostram que as pessoas fixam muito mais conteúdo quando são utilizados os recursos multimídia. Mas preste muita atenção! Os recursos nunca podem ser o centro das suas apresentações. Eles só potencializam o que você tem a dizer.

Eles são como perfume, te deixam muito mais cheiroso e atrativo, mas o resultado será péssimo se você não tomar um banho antes!

 

#09 Transmita todas as emoções:

Eu já falei que você não pode ser apenas engraçadinho, mas agora vou te dar uma dica ainda mais importante: demonstrar as emoções atrai mais pessoas pra sua apresentação. Falar bem em público é conseguir cativar o outro, mas nem todas as pessoas que estão te assistindo compartilham o mesmo sentimento naquele momento. Alguns podem estar tristes, outros felizes e, até mesmo, nervosos. E você deve fazer todas essas pessoas se espelharem em você. Transmitir raiva, dor, sofrimento, tristeza, alegria, confiança, gratidão e vários outros sentimentos faz com que as pessoas se enxerguem em você em determinados momentos da apresentação.

 

#10 Sempre peça feedback:

Não importa quanto você sabe falar bem em público, sempre tem o que melhorar na sua apresentação.

Depois de mais de dez anos fazendo palestras profissionalmente, eu continuo pedindo feedback todas as vezes que subo no palco. Isso me ajuda a identificar meus erros e melhorar. E você só conseguirá ser um grande comunicador e falar bem em público se fizer o mesmo. O feedback, sendo positivo ou negativo, nos ajuda a crescer e dar o nosso melhor sempre! Como você pôde ver, aprender como falar bem em público não é algo que acontece do dia pra noite. É preciso treino, dedicação e muitos tropeços no caminho. Foi por isso que eu criei o treinamento Criando Palestras e Apresentações! Nele, eu passo muitas coisas que aprendi depois de muitos anos errando e acertando.

Porém, com as dicas que dei neste artigo, agora você já tem muito conteúdo para superar o seu medo de falar em público, não tem?…

 

Fontes: Ser Palestrante |Ricardo Ventura

Edição: Theo G Fox

×