Rafael, o Pai de Aluguel Morador do Recreio se levanta para combater males como a automutilação, a depressão e o suicídio nas escolas da região.

Recreio: Segurança Presente!
13/02/2020
Muito além da hidratação
07/08/2020

Rafael, o Pai de Aluguel Morador do Recreio se levanta para combater males como a automutilação, a depressão e o suicídio nas escolas da região.

Basta ver as estatísticas e comprovar que o número de adolescentes e jovens diagnosticados com distúrbios de fundo emocional, não pára de crescer. A Associação Brasileira de Psicanálise afirma que, cerca de 10% dos adolescentes brasileiros sofrem com depressão. Após ouvir a notícia que mais um adolescente residente em sua vizinhança tentara o suicídio acometido por uma crise de depressão, o publicitário Rafael Lessa, morador do Recreio dos Bandeirantes, resolveu tomar uma atitude imediata. E assim, ele convocou os adolescentes de um grupo que coordena no Recreio, e desenvolveu com eles um projeto chamado ‘eumeimporto.com.vc’, projeto este que busca ir ao encontro dos jovens, em suas escolas, para discutir assuntos como o bullying, a depressão e os conflitos familiares.

Em palestras estimadas entre 45 minutos e 1 hora, os alunos do ensino fundamental e do ensino médio assistem apresentações teatrais e musicais, sobre o assunto escolhido pela direção. Logo após, jovens do projeto compartilham como superaram situações difíceis em suas vidas. Para encerrar a apresentação, Rafael Lessa emociona o público com a sua palestra e as dinâmicas que se seguem. E ao representar o Pai de um dos jovens presentes (daí o título ‘Pai de Aluguel’), lágrimas e abraços apertados envolvem o ambiente, tornando o momento ‘único’ para todos aqueles que dele participam. O Colégio Saint Georges, localizado no Recreio dos Bandeirantes, foi um dos primeiros a receber o projeto, e o convite foi feito por conta de alunos da escola, por estarem enfrentando alguns casos de depressão e, em alguns casos, de automutilação. – “E após a palestra,” – comenta a coordenadora pedagógica da instituição, Kassula Corrêa – “com essa experiência, realmente, tão impactante, muitos pais ligaram para cá, no dia seguinte, agradecendo, pois os seus filhos retornaram da escola agradecendo a eles, e dizendo que os amavam muito; e com isso, toda a equipe de professores, sensibilizada, igualmente agradeceu mencionando que ficou encantada com a organização e o preparo da equipe com relação ao assunto depressão.”.

Emilly Medeiros foi uma das alunas que assistiu à palestra. Emocionada, ela fez questão de enviar uma mensagem dizendo que a experiência foi transformadora. Segundo ela, o abraço que ela recebeu do Rafael, foi tão importante, tendo em vista que ela, em 15 anos de existência, não havia recebido sequer uma demonstração pública de afeto, e do seu próprio pai. A Psicóloga Rute Almeida afirma que, toda iniciativa como esta é válida. Como os laços familiares e interpessoais estão cada vez mais distantes, é essencialmente importante que reflexões como estas sejam realizadas nas escolas, cuja finalidade é que os estudantes possam refletir e resinificar a relação entre eles mesmos, os outros alunos, os professores e os familiares. Os professores das escolas visitadas costumam relatar a mudança no comportamento dos alunos após as palestras. Alguns chegam a mencionar que a escola os transforma por completo, sentindo-se como se fossem um ser antes, e outro (melhor) após a visita do projeto. O projeto ‘eumeimporto.com.vc’ já visitou escolas públicas e particulares dentro de todo o Estado do Rio de Janeiro e espera, em breve, alcançando milhares de estudantes, e espera, brevemente, alçar voos maiores. – “Por questões logísticas, nosso objetivo é alcançar os estudantes de nossa região. Mas, estamos à disposição para servir onde quer que precisem de nós;” – afirma Rafael Lessa. Para maiores informações referente ao projeto de fortalecimento da autoestima e ao combate à depressão e o bullying nas escolas, acesse http://www.eumeimporto.com.vc.

Estes são alguns dos temas abordados nas palestras nas escolas:

* Bullying

* Vandalismo na escola

* Valorização dos professores

* Automutilação

* Violência

* Uso de Drogas

* Depressão

* Suicídio

* Valorização da Vida

Edição: – Theo G Fox-

Coordenador: Rafael Lessa – Tel.: (21) 99557-5196

Site oficial do projeto: http://www.eumeimporto.com.vc

Website: http://www.eumeimporto.com.vc

×