Os sinais de recuperação do Zoológico do Rio
28/08/2017

Recreio dos Bandeirantes: cheio de encantos

Eu amo morar no Recreio, um bairro tranquilo, com praias lindas e várias opções de lazer. Hoje vou mostrar um pouco dos lugares que eu mais gosto de ir aqui pelo bairro. Não preciso nem falar que a praia é meu lugar favorito, adoro passear pela orla, andar de bicicleta, de skate, pegar um solzinho, surfar, fazer uma trilha. As praias do Recreio são as melhores da cidade, estão sempre próprias para banho, possuem uma boa infraestrutura de quiosques e uma extensa faixa de areia para os banhistas.

Os principais atrativos do Recreio são:

Praia da Reseva

Saindo da Barra da Tijuca em direção ao Recreio, chega-se na Praia da Reserva, uma praia vazia e sossegada numa área de preservação ambiental. O acesso é somente por carro, já que não passam ônibus por ali. As vagas de estacionamento são limitadas, o que de certa forma é bom para manter a praia mais vazia. Se você quer uma praia reservada e tranquila, esse é o seu lugar.

A praia é toda demarcada pelas ilhas, que são quiosques com mais infraestrutura. Os mais famosos são o Pesqueiro e o Cavalo Marinho. Eu costumo ir mais no Cavalo Marinho, a comidinha é boa,  tem parquinho para as crianças e sempre rola uma musiquinha no fim da tarde. Fica bem animado. Algumas ilhas são franquias de restaurantes conhecidos, como o Costello.

 

Praia do Recreio

Depois da Praia da Reserva começa a Praia do Recreio, uma faixa de areia que vai do Posto 9 ao 12. A praia é ótima para praticar esportes, caminhar na orla, pedalar na ciclovia. Ao longo da praia existem várias escolinhas de vôlei, treinamentos funcionais, escolinha de surf. É uma praia bem família, onde todo mundo se encontra e se confraterniza.

 

A avenida Lúcio Costa é fechada em determinados trechos para de lazer. Crianças e adultos se reúnem para praticar esportes ou caminhadas agradáveis devido a linda vista da praia.

Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal é uma pedra pontudinha bem marcante no final da Praia do Recreio. Ela pode ser vista de longe e do alto de vários mirantes da região. O que pouca gente sabe é que é

possível chegar até o topo dessa pedra e curtir um visual espetacular. A pedra divide as Praias do Recreio e da Macumba, proporcionando uma paisagem bem diferente lá do alto. A subida até o topo da pedra leva menos de 15 minutos. O início é uma escalaminhada e no final é preciso subir com a ajuda de uma corda que fica no local, mas não se assuste, dá pra subir sem maiores dificuldades.

 

 

 

Praia da Macumba

A Praia da Macumba é coladinha com a praia do Recreio, ao lado da Pedra do Pontal. É uma praia mais muvucada, nos finais de semana ensolarados fica lotada. A praia é também muito procurada pelos surfistas, que chegam bem

cedinho para garantir seu espaço. O point da praia da Macumba é o quiosque do Rico, que reúne a galera do surf para um bate-papo e um açaí delicioso.

Para as crianças existem dois parquinhos bem legais na orla, com balanço, escorrega e casinha de madeira.

Uma boa pedida é alugar uma prancha de Stand up Paddle na Casa do Remo que fica ali no final da Praia da Macumba e remar até a Pedra do Pontal.

Secreto

O Secreto é uma piscina natural escondida entre a Praia da Macumba e a Prainha. Antes conhecida apenas pelos

moradores do bairro, o Secreto caiu no gosto da galera após ser constantemente divulgado no instagram.

É acessível por uma pequena trilha que começa no início da subida para a Prainha, próximo a um portão de madeira. A dica é parar o carro no mirante da Prainha e descer à pé até o início da trilha. O local não é sinalizado, então na dúvida pergunte a alguém que esteja por perto.

A piscininha é uma delícia e as fotos ficam maravilhosas. Fique atento à tabela de maré, porque a piscina só se forma na maré cheia.

 

Prainha

A Prainha é a queridinha do bairro e de muita gente que vem de longe pra curtir esse pedacinho de paraíso. É um lugar onde pessoas do bem encontram tranquilidade para aproveitar a natureza, curtir o visual, pegar uma onda, tomar açaí.

Aqui o mar é livre de poluição, os morros são cobertos de muito verde, num ambiente com características tão selvagens, que nem parece que estamos na cidade. Ela é também uma praia cheia de atitude, toda preocupada com a preservação ambiental e com a conscientização das pessoas que frequentam o lugar. Por isso, é uma das poucas praias a obter o Certificado Internacional Bandeira Azul, um certificado que verifica questões relacionadas a qualidade da água, educação e informação ambiental, gestão ambiental e segurança.

Em frente à praia está o Parque Natural Municipal da Prainha, uma reserva ecológica que abriga museu, trilhas e o Mirante do Caeté.

Mirante do Caeté

O Mirante do Caeté fica dentro do Parque Natural Municipal da Prainha e é acessível por uma trilha leve de cerca de 15 minutos. A vista do mirante é linda, com as praias do Recreio e Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea ao fundo. É uma trilha com ótima relação custo-benefício, com pouco esforço e um visual belíssimo.

 

 

Praia do Abricó

A Praia do Abricó é a praia logo depois da Prainha e antes de Grumari. A Praia possui um trecho bem escondido por enormes pedras e isso favoreceu para que se instalasse ali uma área destinada à prática de nudismo.  Nos finais de semana e feriados a Associação naturista de Abricó está presente na praia.

 

Grumari

Continuando na mesma estrada da Prainha chega-se em Grumari. A praia é no mesmo estilo natureza da Prainha, bem limpa, cercada de morros e vegetação. A praia é extensa e não tem muita infraestrutura, apenas alguns quiosques simples. Também não tem ambulantes vendendo coisas na praia, então leve seu lanchinho.

A praia de Grumari também tem acesso controlado nos finais de semana, principalmente no verão, então a dica é chegar bem cedo para garantir seu lugar ao sol.

Uma boa pedida para o pós praia é almoçar no restaurante Point Grumari. O local serve deliciosas moquecas e possui uma bela vista para a Restinga da Marambaia.

 

Fonte: http://www.seguindoviagem.com/recreio-dos-bandeirantes/o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes/

×